Para quem
São destinatários elegíveis PCMD os adultos com idade igual ou superior a 18 anos que:
No Programa Valorizar Social, são ainda destinatários elegíveis os adultos com idade igual ou superior a 18 anos que integrem os corpos sociais, sejam dirigentes ou trabalhadores de instituições do setor social que não representem mais do que 50% dos participantes da mesma ação (UC ou UFCD).
No caso do Programa Qualificação para a Internacionalização, os ativos desempregados inscritos no IEFP I.P., que detenham uma habilitação de nível secundário ou superior ou que não tenham concluído o ano terminal do ciclo formativo de nível secundário.
Qual o objetivo
Os Percursos de curta e média duração estão incluídos:
O que são
São Formações Modulares Certificadas (FMC) organizadas em Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) com o objetivo de promover o acesso a qualificações, através de percursos flexíveis, modularizados e capitalizáveis, tendo por base os referenciais de competências e de formação associados às qualificações que integram o Catálogo Nacional de Qualificações (Portaria n.º 66/2022, de 1 de fevereiro - versão consolidada).
Estas Formações Modulares Certificadas são desenvolvidas com base nos percursos de curta e média duração previamente organizados e autonomamente certificados disponíveis no Catálogo Nacional de Qualificações.
Qual a certificação
Sempre que um adulto conclua com aproveitamento um percurso de formação no âmbito desta modalidade é-lhe emitido um certificado que discrimina todas as unidades de competência ou de formação de curta duração concluídas com aproveitamento.
Para efeitos de conclusão das formações modulares certificadas com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade do formando enquadrado no percurso não pode ser inferior a 50 % de cada UC e ou UFCD.
As formações modulares certificadas são capitalizáveis para a obtenção de uma, ou mais do que uma, qualificação de nível 1, 2, 3, 4 ou 5 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) que integre o Catálogo Nacional de Qualificações.
Prosseguimento de estudos
Os adultos que concluírem uma formação modular que permita obter uma qualificação do Catálogo Nacional de Qualificações e que pretendam prosseguir estudos estão sujeitos aos respetivos requisitos de acesso das diferentes modalidades de formação.
Se os adultos pretenderem prosseguir estudos para o ensino superior, podem fazê-lo nos termos definidos na Deliberação n.º 1650/2008, de 13 de junho, da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, ou nos termos do Decreto-Lei nº 64/2006, de 21 de março, que define o acesso ao ensino superior por maiores de 23 anos.